ABAIXO-ASSINADO UMA MATRÍCULA UMA ESCOLA
A lei 2200 garante que os professores da rede estadual não podem mais ficar em mais de uma escola, entretanto o governador Cabral quer impedir que ela seja oficializada.
Clique aqui para saber mais e participar da mobilização.
Até 16/06/13 já foram 3.080 pessoas assinando.

16/05/2013

RESUMO DAS FALAS DOS DEPUTADOS NA ALERJ SOBRE OS 7%


Retirado do facebook da Renata Mello Tavares.
É possível ver esse relato e participar do debate na comunidade de professore no orkut.
Registro feito com muita dedicação pela Renata para ajudar todos que não puderam ir na ALERJ, não ficaram sabendo dessa votação ou não tem TV ALERJ.
No final segue um registro em vídeo de um deputado falando dos 7%.

Como eu não pude ir ao Rio, assisti tudo pela TV ALERJ, assim aproveitei pra digitar tudo!

Dep. Luiz Paulo – Somos favoráveis a qualquer majoração diferente de 0, mas o percentual de 7% é muito aquém do esperado pela categoria. 
Se 7% dá um impacto aproximado de 25 milhões de reais por mês, se tivermos o dobro teremos um impacto de 50 milhões mês. Se o ideal não é possível, vamos tentar um entendimento mais favorável. Vamos tentar um entendimento de fazer crescer esses 7%.
E outra, vamos verificar a intenção do governo de criar funções gratificadas sem dar o valor. Até por que se eles deram o impacto eles tem o valor. Se eles criaram 250 funções de acompanhamento de gestão, precisamos saber o valor.
O valor de reajuste de 7%, tendo meta 23%.
E os valores das gratificações especificadas.

Quanto a FAETC Também fixa o valor de 7%, a reivindicação é 36,47%, há um lapso imenso sobre o valor proposto e as perdas. Nesse sentido emendas estão sendo produzidos para chegarmos a um entendimento, e há uma necessidade de se criar um plano de Cargos e Salários. Há também a demanda de se realizar chamadas do último concurso realizado.

Dep. Luiz Paulo.
Sobre a discussão de 7% e criação de mais duas funções gratificadas. A intenção do governo em criar duas funções para divisão da categoria.
Há uma lei que fixa a data base para reajuste dos servidores. Mas a perversidade do governo, notamos quando vemos a tabela de rejustes. Quando falamos do reajuste de 7% vemos um crime perpetrado, e o que esperamos de um profissional de educação que terá trabalha 40 horas terá em cinco anos um reajuste de R$5.000,00. Isto é a exigência de um trabalha quase exclusivo...
O mínimo de R$ 1071,00 e o máximo R$ 5.090,00, é duro constatar o que esse governo prepara pra educação. Então temos aqui, é claro que houve apresentação de emendas para mais, e ao menos, respeitar a lei da data base para 1º de maio.

FAETEC – se tem servidor público que tem se mobilizado para defender seus direitos são os da FAETEC, que tem estado presente nessa casa, nas escadarias e comissões.
E imaginar que vem aqui com as faixas “PCS já”, nós defendemos que o servidor público seja concursado, e que haja chamada. Para ser servidor público o ingresso tem que se dar por concurso público. O concurso foi realizado, mas o governo não chama os aprovados. E pretende o que? Pretende continuar terceirizando os serviços. E o concurso é o que? Para pagar as inscrições? Para frustrar quem tenta ingressar em cargo público?
O governo se reuniu com os sindicatos? Discutiu os índices? Não! É duro verificar que isso continua acontecendo.
E quando o governo quer utilizar publicamente a FAETEC, o governo o faz com propagandas dos cursos oferecidos.
Eu venho a essa tribuna dizer que fica difícil votar contra uma mensagem que propõem um beneficio, mas esse benefício não atende as reivindicações de um plano de cargos e salários.
O governo submete os trabalhados a uma espécie de tortura continuada.
... (Entrou na discussão da saúde)
Ao mesmo tempo em que vamos votar 7%, o governo não tem compromisso com a educação pública de qualidade e com os profissionais da educação. A perversidade salarial desse reajuste tem que ser acertada. A FAETEC tem direito de reivindicar o plano de cargos e salários.

Dep. Nilton Salomão – o PT já apresentou aqui emendas que consideram importantes para o aperfeiçoamento desse projeto. È o momento de o governo levar aos professores desse estado um aumento maior do que 7%. O PT teve aqui em todos os momentos contribuindo de forma equilibrada como foi na questão do Nova Escola, dos professores de 40 horas. Mas nos entendemos que um governo que inicia seu 7º ano, que é o momento de retribuir aos servidores públicos desse estado o que ele conseguiu para o estado. O governo conseguiu aumentar a arrecadação. Nós entendemos que no mínimo 12 %, na verdade teria que ser até um percentual maior! O PT vai atuar firme para que no mínimo 12 % seja o aumento. Isso não nos impede de também avaliar como positivas as ações do Governo do estado à busca de avanças na qualidade pedagogia e na gestão educacional. Estudos mostram que a má gestão nas escolas tem contribuído para a má qualidade da educação. A criação das funções de Acompanhamento de Gestão Escolar e acompanhamento de Gestão. Isso vai criar um clima de cooperação e dar suporte pedagógico. Esse esforço é merecedor do nosso aplauso. Mas essa é uma parte do que se espera pra educação. Mas o eixo principal é dar uma remuneração mínima aos professores. Nesse sentido, os debates nessa casa, levaram a sensibilização do governo, de que o percentual é devido, não só pelo documento assinado pelo governados, mas todos nos aqui temos esse compromisso de minimizar as péssimas condições que esse trabalhador inicia. 
(Parte de Paulo Ramos) peço que verifique a tabela salarial do pessoal de apoio...
(Retorna a Nilton Salomão) Há um esforço, a partir do momento de que um professor possa se dedicar a UMA unidade escolar. Com essa remuneração é impossível, a eficácia de um trabalhador que corre de um lado para o outro.
Nós não podemos ficar omissos aos problemas que, o governo está buscando resolver, mas a remuneração dos professores é o carro chefe desse esforço. Há uma necessidade de uma gestão, de uma busca pela melhoria. As metas podem existir, mas o básico está aquém do RJ. Um estado que não investe valores adequados na educação, melhoramos no IDEB, mas não chegamos entre os 5 melhores IDEB’s, se não os 23% exigidos pelos professores, mas no mínimo 12 %.

FAETEC – a FAETC é uma instituição ainda muito jovem, sobre ela recaem alguns vícios na gestão publico, na utilização pública dos seus serviços. Além do PT reivindicar pelo reajuste, realizamos uma série de medidas, de o profissional ter no mínimo um PCS. Eu creio que o governo do estado que deu nesses 6 anos extraordinárias conclusões, é o momento de, junto com essa casa, reduzir o abismo do que se dá entre o que se espera do profissional da educação e seu reajuste.

Dep. Inês Pandeló – É importante receber nessa casa uma mensagem de reajuste, parabenizar o governo pelas mensagens que o governador tem mandado pra essa casa, uma mensagem com o reajuste do servidor incluindo aposentados e pensionistas. No entanto, nós, que queremos que o estado do Rio se desenvolva ainda mais, economicamente e na educação, nós achamos que o estado pode avançar um pouco mais na questão do reajuste. Por isso a bancada do PT fez várias emendas, chegando a 12%, também apresentei uma emenda dobrando o índice... O reajuste do ano passado foi a partir de maio... Se for em junho será de mais de 1 ano, então tem que ser retroativo. 
(...)
Função gratificada tem que ser só para servidores, posteriormente o projeto de lei traz as atribuições das duas funções, que trás uma preocupação: cada escola tem o seu projeto pedagógico, e isso tem que ser respeitado, acho que é bom dar mais condições de acompanhamento através de funções gratificadas, mas que esses servidores, com funções não venham a ter uma função de interventores que possam interferir no planejamento pedagógico.
Tenho recebido denuncias de que funcionários, ao se manifestarem, estão sido perseguidos, com punições pela livre manifestação... Há uma emenda a essas funções gratificadas, que o respeito pelo projeto pedagógico seja mantido.
(Parte de Geraldo pudim) a duvida que fica nesse assunto, da criação das funções gratificadas, a serem preenchidas exclusivamente pelos profissionais da educação, visa alargar o número de profissionais, ou é uma forma de valorização?
(Volta Inês Pandeló) Na justificativa, o governador diz que foi criado o GTT e esse grupo viraria o supervisor escolar. Já existe um grupo, que viraria o supervisor escolar, e a criação de 3.627 cargos serão preenchidas por integrantes do grupo de professores. E como está havendo uma crescente municipalização do 1º segmento do ensino fundamental, esse professoram chegarão a esses cargos.
E solicito o índice aprovado retroagindo à 1º de maio.


DEP. Janira Rocha – É muito importante que os sindicatos estejam na comissão de educação. Por mérito da comissão de educação, esse espaço que existe aqui na casa, não é um espaço que existe no governo. Na verdade eu queria denunciar, que eu vejo a facilidade que diferentes grupos econômicos, do comércio, da indústria e de outros setores têm de negociar suas demandas. Sem que seja necessária uma senha ou autorização, sentam aqui, as pessoas das suas clinicas privadas, e todos esses empresários tem passagem livre por essa casa e pelo governo. Muitas vezes somos convocados a votar projetos que não temos total conhecimento. Não podemos aceitar que o governo possa mandar essa mensagem de 7% sem ao menos conversar com suas entidades, por que os servidores tem tratamento diferenciado? Por que não existe o mesmo respeito com as entidades dos trabalhadores? Lógico que o governo tem um projeto diferente dos trabalhadores, os professores e demais profissionais tem um projeto de manter um serviço público de qualidade, e o governador tem um projeto de privatizar. Mas nem por isso o governo não pode abrir mão de estabelecer mesa de negociação, é muito ruim o que vivenciamos aqui, o governo faz o projeto todo, e os profissionais tem que correr para cá, para minimamente ter uma interferência.
Nós somos contra os 7% por que não representa o que esses profissionais querem. Mas o que eu quero chamar atenção aqui é da metodologia discriminatória que se tem com os servidores. O Governador age de forma discriminatória, com burrice, me desculpem o termo, vi greves aqui do SEPE que o governo move uma soma de recursos, que move uma soma maior, com questões que não são reivindicadas pelos trabalhadores, sem dialogar, sem ter uma flexibilidade. O Governo cria a situação, e chama a PM para dar pancada nos profissionais! O governo pede aos diretores para acabar com tudo! Sem ter a responsabilidade de saber que essa inoperância se reflete nas escolas. 

Dep. André correia – Ouvi com atenção os oradores que me antecederam. Queria deixar claro que o governo entende que precisa se avançar sobre a política de negociação, mas sem nenhum ufanismo, esse é o governo que, nos últimos 30 anos, mais valoriza a educação! Eu começo falando da valorização que se fala desde o inicio do governo Cabral, com essa mensagem, representa 98% desde janeiro de 2007, valor nominal para os professores. É pouco um professor de 40 horas ganhar em torno de 2.600, é pouco, mas houve um aumento de 98% para uma inflação de 40%, esse é o primeiro governo que fez aumento real. Antes desse governo os contratos eram terceirizados, e hoje, esse governo instituiu a pratica do concurso público. Além disso, uma demanda antiga, dos profissionais de apoio, que esse governo descongelou esse plano. Mais uma vez esse governo tinha um compromisso de incorporar o NOVA ESCOLA até 2015, e esse governo antecipou essa gratificação. Esse governo concedeu vale-transporte. Quando esse governador assumiu, tinha 42 mil pedidos de enquadramentos, hoje esse valor foi zerado, com todos os enquadramentos sendo pagos.
Eu to aqui no meu 5º mandato, e entendo vaias e aplausos, mas a questão importante, eu respeito muito aqueles que militam, e eu respeito muito sindicatos e associação. Mas, os numero dizem por si só! Nós temos clareza que é preciso avançar, eu entendo quando os sindicatos colocam para 16 horas de trabalho é R$1.100,00, mas, o trabalhador comum brasileiro tem 44 horas semanais, e o salário de um professor, aliais os professores de 40 horas foram incluídos no PCS, e foi esse governo que mais avançou na valorização da educação. E os resultados começam a aparecer. Eu defendo a meritocracia, não é justo que um profissional que é assíduo receba o mesmo salário que quem não comparece. Não podemos tratar igual quem é desigual. Isso não significa privatizar. O RJ foi o estado que mais cresceu no IDEB, e com muito trabalho e com muita luta, vamos chegar entre o 5.
E outra coisa que está clara, é que não existe uma correlação direta entre salário e desempenho, no Rio Grande do Sul, o salário é um dos mais baixos, tem o indicador maior que o nosso. Isso não significa que nós e o governador Sergio Cabral vamos deixar de buscar essa valorização.
Hoje os servidores tiveram um ganho real de salário de 40 %.
Vamos fazer um debate sério, sem aceitar patrulhamento. Acabou a história de cooperativas, chegou o auxilio transporte!
Sou aberto ao debate, já dizia Raul Seixas: “eu prefiro ser uma metamorfose ambulante a ter uma opinião formada sobre tudo”.

Dep. Marcelo Freixo – tenho opinião formada sobre a educação publica do Rio de Janeiro, e não gosto das metamorfoses ambulantes, nesse sentido, talvez seja melhor ter uma opinião formada. 
A meritocracia deveria servir para deputados e para essa casa. A meritocracia serve para os outros.
E dizer que o bom funcionário não é quem recebe mais é a lógica do patrão.
Dizer que os nos outros governos não se valorizou a educação, não sei, pois não participei dos outros governos, já o senhor está aqui a cinco mandatos. E 100% sobre nada, é nada, então não é um padrão de comparação.
Acho muito curioso falar dos profissionais de apoio, aliás, são funcionários e não profissionais de apoio, esse é um termo depreciativo que já não é mais utilizado. Esse foi o governo que desmontou esses funcionários, com a última mensagem, que desmontou serventes e merendeiras.
Os resultados começam a aparecer, é verdade, terá greve na FAETC, é verdade que tiveram conquistas, mas todas elas, essas conquistas proclamadas pelo governo, foram obtidas com GREVE. Pega o historio de lutas, e veremos que essas conquistas não foram boa vontade do governo, e sim conquistadas por greve e muita luta.
Primeiro, estão contabilizando os 14 % do Nova Escola, que não é um dinheiro novo, o governo já pagava esse valor, só foi incorporado aos vencimentos. O auxilio transporte e alimentação não é incorporado nem é pago aos aposentados, pelo governador que se diz governador da terceira idade, ele se esqueceu dele?
Mais do que isso, a lei de responsabilidade fiscal no Brasil, ela permite que se gaste com o funcionalismo publico 49%, o limite prudencial é de 46%, e o governador do RJ gastou 29% com o funcionalismo, isso mostra o descaso, isso mostra que o governo deixou de investir 7 bilhões, para que chegasse no limite prudencial... Ai vem dizer que nunca um governo investiu tanto? Não é verdade! Para os professores a perda salarial ultrapassa os 20% e para FAETC ultrapassa 0s 30%. Mas a qualidade não tem nada ver com o que se paga? Falar de meritocracia, os professores já tem o mérito de serem funcionários públicos, foram aprovados em concursos. O processo democrático de direção nas escolas também conta muito.
Hoje na FAETC 50% ou são terceirizados ou contratados, não são via concurso público! E sequer sabemos que contratos são esses, muitos contratos com a FACILIT, aliais, com a FACILIT um determinado contrato tem um valor nesse de 17 milhões, mas de aditivos ganhou 117 milhões? Hoje, mesmo tendo feito concurso público, não convocando todos os aprovados e mais de 50% não são concursado.
A casa vai aceitar emendas até 6ª feira. Esse debate tá começando, mas precisamos que esse debate não seja de propaganda política.
(Parte do dep. Pudim) pra esclarecimento e te ajudar, são 12.505 cargos serão preenchidos por empresas privadas e serão extintos 26 mil cargos públicos da educação com a mensagem encaminhada pelo desgovernador Sergio Cabral.
(Volta para Dep. Marcelo Freixo) Claro que vamos votar favoráveis a qualquer reajuste, mas vamos debater valores, nesse governo, essas perdas ultrapassam e muito os 7%. Não adianta transformar professor em inspetor. Lá na FAETC terá greve!
Tivemos uma audiência pública e a FAETC e não tem respostas.
Não adianta depois falar da greve, que não é boa pra ninguém, mas muitas vezes não se tem outro caminho.
Outros trabalhadores trabalham 44 horas, mas não levam prova pra casa e não preparam aula, eles não levam trabalho pra casa.

Dep. Xandrinho
Aos amigos da FAETEC, da FIA, podem contar comigo! Vocês verão no painel na votação o maior aumento possível do que essa casa propor.
É sempre essa luta permanente, e que tem que continuar! É inadmissível, salários que estão muito aquém do necessário. Vocês da FAETEC estão formando o futuro de nosso país, nossos profissionais. E ninguém consegue trabalhar com um péssimo salário, se ele recebe um salário insignificante não trabalha bem. Eu entendo que alguma coisa o governo irá ceder. Na hora da votação vocês verão a tendência dessa casa. Democracia é boa quando é boa para todos! O seu direito é muito importante. Em qualquer segmento da vida há dificuldades, eu protocolei 50 projetos, só consegui 2. Protocolei o processo do desfibrilador, pra quem não sabe é aquele aparelho que ressuscita a pessoa, esse projeto prevê desfibriladores para lugares de grande aglomeração, mas acho que o governo não se preocupa com a vida, aliais, com esse salário vocês vão precisar de desfibriladores. Eu não consigo mais não desisto, sei que vocês tem uma paralisação, vejam, pensem e decidam. O que vocês pedem em torno de 36,47%, sei que vocês não são radicais, ninguém aqui é intransigente, mas vocês não querem esmola! Querem receber o que lhe é devido. ASFIA, que em breve a reivindicação de vocês seja atendida, através de uma mensagem do governador para ser votada nessa casa.
O Xandrinho é do PV e acredita na sustentabilidade, e a sustentabilidade passa pelo ser humano, o dep. Xandrinho vota pelo maior aumento que passar aqui.

Dep. Domingos Brazão – Inicio discordando parcialmente do líder do governo, quando assegura que os professores trabalham 19 horas semanais, e os demais profissionais trabalham 44. Muitas vezes o professor trabalha mais fora do que dentro da escola. Isso é uma visão distorcida, acho que temos aqui em uma linha de entendimento!
Vocês do sindicato sabem que não é no grito que se ganha essas coisas, o Deputado do governo começou a falar alto para ser ouvido, quando começam a falar muito alto, eu baixo a minha voz.
A partir do que os deputados falam aqui, se é possível verificar o que se dá pra avançar. Apenas 7% não dá pra aceitar. Temos na pratica o banco ITAU comemorando que empresta dinheiro a 7%, demonstrando que 7% não é nada! Aquela empolgação que bota lá embaixo os 7%, mostrando o apresentador famoso e o tobogã, é realidade da vida. Imagina o trabalhador esperar um ano inteiro pra receber esses 7%, de um lado um banco que comemora ano sobre ano os recordes de arrecadação, e de outro os servidores.
(Parte do Dep. Andre Correa) Eu acho que sempre há espaço. E você excelência sabe disso, começamos nessa casa juntos, você sabe que há espaço. Quando eu coloco a carga horária dos professores, eu não to fazendo nenhuma crítica. São 16 horas, o senhor falou 19 horas e são 16, essa carga horária é legal, e não faço nenhuma critica, é a lei, mas são 12 em sala, e 4 pra preparar aula e corrigir provas, esse tempo em casa já tá previsto.
(Retorna ao deputado Domingos Brazão) 7% não dá! 4 horas não dá! Talvez 4 horas diárias.
É claro que a FAETEC tinha em torno de 5 mil alunos, hoje passa de 50 mil, é outra realidade. Mas 7% é algo absurdo, precisamos avançar ao tempo que vários deputados fizeram emendas, para que qualquer porcentagem que seja aprovada, que seja ser paga com a menor brevidade possível. Acho que há espaço para negociar, essa casa precisa ouvir a voz das ruas, os funcionários públicos ganham muito pouco. Outras categorias que se mobilizaram conseguiram, MAS SE VOCÊS NÃO SE MOBILIZAREM NÃO VÃO CONSEGUIR! Até a criança pra avisar que tá com dor, com fome, chora. Tem que ter unidade!

Dep. Robson Leite – Pressionar é importante para uma política salarial.
Sem querer ser repetitivo, mas é importante.
1º a equiparação do professor doc. II em termos de hora aula, mas já há uma distorção de 37%, ele já é 37% inferior ao concursado de 30 horas. Hoje nos sabemos que o professor não vive só da hora aula, o professor precisa de um tempo pra preparar sua aula, não se pode fazer uma comparação simples! O desgaste em sala de aula é infinitamente superior. Antes de ser eleito já fui professor. E nos sabemos que dentro do limite do que a lei de responsabilidade fiscal estabelece há uma margem, nós apontamos 12%, que é o mínimo de reposição da inflação.
O DEGASE hoje, na SEEDUC, essa pauta também contempla os profissionais do DEGASE, que faz parte da agenda nacional do Brasil. O torto debate da maioridade que não resove o problema, por que não leva em conta uma reinserção nem do menor infrator, nem do maior. Não adianta se não houver um projeto de educação!
Entramos com uma emenda com um aumento para quem tem mestrado e doutorado, há uma perda história salarial! Temos que estimular esses profissionais.
Se não podemos chegar aos 36%, vamos tentar parcelar. Temos uma votação dos 100% do petróleo pra educação, os Royalties futuros, não to falando dos contratos existentes, mas dos novos, em 6 a 10 anos podemos mudar a cara desse pais.
É real, valorizar o servidor publico é histórico, é importante. Não quero fazer essa briga partidária. A educação é o caminho!
Queremos arrancar compromisso de 36% em 3, 2 anos, buscar aquilo que é possível. Os recursos virão, será votado em regime de urgência no congresso nacional. Não é um futuro de 40 anos, é um futuro próximo. Em 5 anos 46 bilhões de reais para educação. É um momento histórico pra resolver de uma vez por todos os problemas da educação.

Dep. Dica – Essa casa tem que fazer justiça, começo pela FIA, que tem que ser encaminhado um reajuste para começarmos a discutir, e que tenham os mesmos direitos que os outros estão tendo aqui nessa casa.
Vi alguns colegas debaterem em valores, falar da propaganda do banco que é 7% por mês, e não por ano, 7% com juros sobre juros vai dar quase 100%. E estamos discutindo aqui 7%, e o governo aqui apresenta uma inflação anterior de quase 5,36%. Estamos aqui repondo, o do ano passado, esse ano hoje já estamos em quase 10%. Quando começarem a receber esse reajuste, não vai dar mais... Já estavam devendo do ano passado, e o custo de vida esse ano já aumentou.
Na parte técnica, o professor vai ganhar mais 4 horas, pra corrigir, pra trabalhar, e só quem tem contato com professor sabe, sábado, domingo e feriado corrige prova, prepara aulas. O professor sai com o trabalho e leva da sua casa, que nunca é recompensado em escolas particulares e publicas. Já se incorporou que o professor deve levar pra casa. O que não acontece em nenhuma outra profissão.
Eu vou votar pelos 7%, mas confesso que não estarei votando 7% com a vontade de ter aquele aumento, sabemos que esse percentual é ínfimo, é quase nada. Eu queria que essa matéria fosse retirada, para discutimos mais, ajustes maiores, benefícios maiores. Estamos aqui fazendo impossível e possível, teremos emendas, com percentuais maiores, mas dificilmente aprovaremos essas emendas. Vamos estar aqui debatendo, vamos tentar melhorar, podem contar com nosso apoio e nossa ajuda. Já vimos passar por essa casa o plano de cargos e salários do estado, e a FAETC solicita essa mensagem.
Quem sabe da educação são os educadores, é quem tá dentro da sala de aula, e deveríamos ouvir aqueles que estão lá, cuidando da nossa infância e adolescência.
O que estamos fazendo para combater o mal do Mundo, o mal do Crack, o mal das drogas, deixando os funcionários da Fundação da Infância e da Adolescência desmotivados, desfavoráveis, desvalorizados...
Estamos perdendo os bons funcionários para a iniciativa privada, os funcionários saindo por que não estão sendo valorizados.
(parte do DEP. Altineu) – quero dizer que vou estar na luta, mas 7% é uma covardia, enquanto o governo desperdiça dinheiro em outras atividades, não valorizando a educação. Na tarifa de água, por exemplo, é muito acima da inflação, em torno de, aumentou absurdamente. Precisamos apertar e economizar de onde está saindo dinheiro pelo ralo, e aplicar em quem briga pela educação. Vou brigar por um reajuste justo.
(Retorno ao Dep. dica) Se entenderem que não deva votar o 7% eu não votarei, eu vou brigar por mais. (em fala com a plenária)
Hoje vemos o estado desesperado pra preparar pessoas pra receberem os turistas, com cursinho de inglês, francês, alemão, se estivéssemos investidos na educação, teríamos esses funcionários públicos, professores de francês, inglês alemão recebendo essas pessoas, mas precisamos criar cursinhos. 
A CEDAE presta o pior serviço dessa cidade. Vem à conta e não vem à água. 
1 Bilhão foi gasto no maracanã, antes já havia tido essa reforma. Se tivéssemos gasto a metade na educação com salários, equipamentos (que estão em estado deplorável), com sala de leitura e refeitórios funcionando.
(Parte de Dep. Domingos Brazão) – Sobre a falta d’água, as comunidades de Gardênia Azul, Rio das Pedras, Pai João, que ficam no ponto nobre, não tem água. Mais de 60 mil habitantes no Rio das Pedras, mão de obra boa, babá, metrie, garçons, mão de obra boa, não tem água... A CEDAE envergonha o estado, a CEDAE ter dinheiro no caixa e que quer colocar ação na bolsa, o seu maior valor é a água de qualidade. A CEDAE presta um desserviço. Não há compromisso de levar água para todos.
(Retorno ao Dep. Dica) Encerrando, vamos tentar melhorar essa situação. Não vou mudar o foco pra CEDAE, vamos brigar aqui por melhorias.

Dep. Samuel Malafaia – defendo um melhor reajuste para educação, a mensagem do governador reajusta em 7% e nós sabemos muito bem que o professor merece mais, por causa da importância dessa profissão na formação de nossos filhos, e de nossas crianças. Vamos aprovar 12%, mas certamente tem que ter mais condições. Deve prevalecer aqui o sentimento da população. Já que o PT que é base do governo, e nós também, que somos base do governo, vamos apoiar os 12% pra não fugir muito do razoável.
O país precisa se voltar pra educação, cada vez mais os pais de distanciam da educação dos seus filhos, e os menores tem que aprender alguma cosia na escola. Como um professor levará educação de nível se ele é desestimulado pelo patrão, se ele não tem condições de viver.
Hoje as pessoas se informam mais pela internet. E o professor não pode usar apenas esse recurso, ele tem que ir além. Se um professor se preparar 4 horas por mês ele vai dar uma aula chulé. Ele sabe que não pode pesquisar na internet, ele tem que saber mais, e pra isso ele tem que receber mais.
Outro ponto são os abusos, que vemos cada vez mais crescentes dos alunos, se você entra nessa casa esfarrapado, não é o nosso caso, se andássemos de qualquer maneira, as pessoas nem iriam olhar pra nós. Eles sabem do salário que tem, e acham que o professor é um miserável.
Nós temos que defender. A hora é agora, de melhorar os salários, para que os professores se sintam motivado, tudo é educação, uma pessoa que dirige mal, que não sabe se portar, é fruto de não ter tido uma educação de qualidade.
Vamos melhorar a classe que é responsável pelo melhoramento do futuro de nosso país.

Dep. Altineu Cortes – fui secretario da FIA e não consegui fazer o que era necessário.
Minha mãe é professora aposentada, e sempre recebeu um salário baixo, mas ela tinha o dom da professora, e foi até o final. Quando vemos o que o governo propõe aqui é uma grande covardia. Quando vemos maracanã, CEDAE, vemos que não há uma prioridade.
O Maracanã são 25 anos vezes 5 milhões – a obra custou um bilhão! Como essa conta fecha? Como não tem dinheiro pra educação!
Por cada 1% que eles não dão pra educação, se eu fosse citar todos esses desperdiço gastaríamos mais de uma hora, mas, por exemplo, o estado gastou quase 40 milhões de reais para 3 jogos da Copa das Confederações, esse estado não pode aumentar o salário de um servidor? Temos dinheiro pra isso e não temos pra valorizar o professor?
Quando a gente cita essa coisas, agente fica triste, na CEDAE é um elemento bilionário. Se estamos aqui pra criar leis e pra fiscalizar, qual deputado aqui pode dizer que não falta água na sua cidade. Vamos abrir a CPI!
Não vamos apresentar número dos governos anteriores, se não foi bom antes, não dá pra comparar com o passado. Nós somos minorias aqui, mas vamos fazer tudo para melhorar! Não podemos deixar de nos indignar. 

Antes de encerrar a presidência comunica que a matérias poderão ser acolhidas até às 14 horas de 6ª feira.
Aproveito para convidar os deputados para o expediente inicial a partir das 14 horas e 30 minutos. 
Está encerrada a sessão.

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