ABAIXO-ASSINADO UMA MATRÍCULA UMA ESCOLA
A lei 2200 garante que os professores da rede estadual não podem mais ficar em mais de uma escola, entretanto o governador Cabral quer impedir que ela seja oficializada.
Clique aqui para saber mais e participar da mobilização.
Até 16/06/13 já foram 3.080 pessoas assinando.

14/07/2012

SEEDUC PROMOVE REUNIÃO DE EQUIPES

Retirado do site da SEEDUC.

12/07/2012 - 17:26h

Participam gestores da sede, das diretorias regionais e das unidades escolares 
A Secretaria de Estado de Educação realizou, nesta quinta-feira (12/07), a Reunião de 10 nível – Acompanhamento de Resultados 2012. Participaram do encontro o secretário de Estado de Educação, Wilson Risolia; o chefe de gabinete, Sergio Mendes; o subsecretário Executivo, Amaury Perlingeiro; os subsecretários de Gestão do Ensino, de Gestão de Pessoas e de Infraestrutura, Antonio Vieira Neto, Luiz Carlos Becker e Zaqueu Ribeiro, respectivamente, além superintendentes, diretores regionais, Integrantes do Grupo de Trabalho, diretores de escolas e professores.

O secretário Risolia falou sobre os resultados do Iderj e na sua trajetória desde que assumiu a Seeduc, há um ano e nove meses. Entre os destaques, a meritocracia, a gestão com método, a valorização e o resgate da autoestima dos profissionais.

- Já conseguimos avançar com processos seletivos, oferta de bolsas para professores em universidades, a implantação de um Currículo Mínimo, mas vamos fazer muito mais – disse, lembrando que a aprovação na rede estadual melhorou. O índice cresceu de 62%, em 2009, para 67% em 2011.

Ainda no primeiro painel da manhã, a assessora especial Mirela Carvalho relembrou os resultados obtidos no 10 bimestre e convidou as diretorias regionais para que apresentassem as dificuldades e os avanços nesse período.

Os diretores regionais pedagógicos, Luciano Sant'Anna dos Santos, das Baixadas Litorâneas, e Neide Aparecida, da Metropolitana I; e a coordenadora de ensino Adriana, representando a Regional Médio Paraíba, compartilharam suas experiências.

O IGT Elielton Moreira Riguetti, da Serrana II, comemorou o número de escolas que ganharam bônus. Sete das oito escolas conseguiram alcançar as metas e receber os benefícios.

Quem também celebrou o avanço foi a diretora Joana Passomides Rodrigues, do CE Vereador Percy Batista Crispim, de Nova Iguaçu. A unidade escolar foi destaque porque deu um salto de 66 pontos negativos, em 2011, para 39 pontos positivos em 2012.


A manhã encerrou com uma surpresa. Viviane Senna, do Instituto Ayrton Senna, e Barbara Bruns, do Banco Mundial, conversaram com os participantes em vídeo e audioconferência.

- A Secretaria de Educação do Rio de Janeiro tem uma proposta séria, ousada, comprometida com resultados - afirmou Viviane.

De acordo com Barbara, que falava diretamente de Washington, nos Estados Unidos, o esforço da Seeduc, das Regionais e das escolas já tem sido visto e reconhecido.

- Eu espero compartilhar com outros países a política educacional de vocês - revelou.

À tarde, o evento está recebendo as palestras do preparador físico, Nuno Cobra, da juíza Carolina Medina e do promotor de justiça Leônidas Filippone. Os dois últimos palestrantes apresentaram os programas ‘Em nome do Pai’ e ‘Pai Presente’.

Em reconhecimento pelo trabalho de sucesso prestado, dez unidades escolares receberam o Prêmio de Melhores IDERJs 2011. São elas: CE Oscar Batista, CE José Leite Lopes, CE Professor Horário Macedo, Ciep 280 - Professor Vasco Fernandes da Silva Porto, Ciep 275 - Lenine Cortes Falante, CE Etelvina Schotz, CE Comenador Valentim dos Santos Diniz e CE Waldemiro Pitta.

Outro grupo de 16 unidades escolares também foi contemplado com o Prêmio ID Estrela: CE Almirante Barão de Teffé, Ciep 412 - Dotor Zerbini, CE Aníbal Benevolo e IE Thiago Costa(categoria Ensino Fundamental I); EE Monclair Gomes Filho, IE Eber Teixeira de Figueiredo, CE Almirante Barão de Teffé e CE Barão de Aiuruoca (categoria Ensino Fundamental II); CE Oscar Batista, CE José Leite Lopes, CE Professor Horácio Macedo  e CE Edmundo Bittencourt (categoria Ensino Médio); Ciep 309 - Zuzu Angel e EEES Marília de Dirceu (categoria EJA Ensino Fundamental II); CE Edmundo Peralta Bernardes e CE Irene Meirelles (categoria EJA Ensino Médio).

Também foram homenageadas os IGTs Ana Lucia Blanc, Andréa Negri Ramos, Célia Lúcia Gomes Pessanha, Cláudia da Silva Martins, Denize Maria Marques Falcão e Elaine Silva Auad Ferreira, bem como as Diretorias Regionais Noroeste Fluminense, Serrana I, Serrana II, Centro Sul e Médio Paraíba. 

Apresentações

O talento das escolas estaduais esteve presente na Reunião de 10 nível – Acompanhamento de Resultados. O coral do Colégio Estadual Duque de Caxias deu início ao encontro. O grupo apresentou as canções “Acredite”, “Garota de Ipanema”, “Flor de Liz” e Happy Day, interpretadas por Jamile, Tom Jobim, Djavan e Whoopi Goldberg (em Mudança de Hábito), respectivamente.

Para o maestro Carlos Alberto Luiz, além da descoberta de novos talentos, o trabalho também desenvolve a disciplina nos jovens.

- Nesses seis anos de coral, aprendi a entender melhor o meu aluno. Ensaiamos somente na hora do almoço, mas já percebo que o comportamento de nossos alunos mudou para melhor – destacou.

Emocionado, o secretário de Estado de Educação, Wilson Risolia, parabenizou o grupo e elogiou o repertório escolhido.

- Esses são os nossos alunos. Isso não tem preço que pague.

O coral Vozes do Cônego, da Escola Estadual Cônego Goulart, abriu o evento à tarde, recordando Tim Maia. As 26 crianças, de 8 a 11 anos, interpretaram três músicas do Tim Maia, de 3º ao 5º anos do Ensino Fundamental, sob a regência do maestro Paulo Habid.

- Vamos viajar pelos anos 80 e 90 desse grande artista – disse, pouco antes da apresentação.

Confira os depoimentos do coral Vozes do Cônego:

Vitória da Silva Pereira, 11 anos

- Gosto mais de cantar 'O Descobridor dos Sete Mares'. Entrei no coral porque é muito bom e dá oportunidades para as crianças.

Amanda Pereira dos Santos, 9 anos

- Minha música preferida é 'Gostava tanto de você'. Estudo na escola desde 2009. Fiz mais amigos depois que entrei no coral.

Breno Victor de Oliveira Velasco

- Eu quero ser cantor profissional de música romântica.

Adrielly Parreiras de Lima, 8 anos

- Gosto de ensaiar. Isso acontece sempre às quartas e durante o Mais Educação.

Esthefany Maria da Costa Salvado, 9 anos

- Eu acho o maestro Paulo muito legal! Ele coloca músicas bem bonitas para a gente cantar.

Layse Machado da Silva, 10 anos

- Eu acho o maestro muito bom, legal. Na escola, gosto de brincar, cantar, estudar e obedecer os professores.

Luciana Moraes Miranda, 9 anos

Estou nervosa, mas confiante - disse, antes da apresentação.

Jenniffer Coelho da Silva

Achei ótimo. Cantamos muito bem -, orgulhou-se, ao lado de Julia Brito Oliveira e Kailane Assis da Silva.

Um comentário:

  1. Parabéns a Risolia e toda sua equipe pelo trabalho comprometido com a educaçaõ do nosso Estado.Agora a expectativa são os resultados da aprendizagem dos alunos e a melhoria da qualidade de vida dos profissionais envolvidos na educação.Penso que poderia oportunizar cursos de desenvolvimento pessoal para todos nós que vivemos dentro do ambiente escolar, tendo que enfrentar as mais diversas situações e uma premiação para estimular o trabalho independente desse resultado do IDERJ

    ResponderExcluir

Faça seu comentário.