ABAIXO-ASSINADO UMA MATRÍCULA UMA ESCOLA
A lei 2200 garante que os professores da rede estadual não podem mais ficar em mais de uma escola, entretanto o governador Cabral quer impedir que ela seja oficializada.
Clique aqui para saber mais e participar da mobilização.
Até 16/06/13 já foram 3.080 pessoas assinando.

11/03/2012

VÍDEO E CARTA DENÚNCIA DE PROFs. DO COLÉGIO PANDIÁ SOBRE O PROGRAMA AUTONOMIA

Contribuição importante dos professores da Colégio Estadual Pandiá Calógeras.
A gravação dos depoimentos foi da Luciana Lima durante a assembleia do dia 28/02/12 e a montagem começou a ser feita por mim alguns dias depois. Assumo o total amadorismo, pois nunca tínhamos feitos isso. Ano passado os vídeos postados no youtube não eram editados.
Topamos o desafio depois de conversar com a Dayse do SEPE São Gonçalo, pois sentimos que esses companheiros tem feito um trabalho importante que precisa ser divulgado.


Para baixar a carta aberta deles em formato PDF clique aqui.




Segue abaixo o texto da carta aberta. Para ampliar clique nas imagens.






Atualmente o site do SEPE Central postou um resumo da luta do coletivo de professores. Segue abaixo o resumo tirado do site do SEPE.


08/03/2012 - 10:55h 
RESUMO DA LUTA DO COLETIVO PANDIÁ

No início do mês de Janeiro deste ano, alguns professores do C.E.Pandiá Calógeras, situado no município de São Gonçalo, foram avisados, por telefone, que estariam excedentes no quadro de horário da escola, devido a otimização das turmas e da implementação do Programa Autonomia e que, por este motivo, deveríamos procurar outras escolas para trabalhar o mais rápido possível.

Como já tínhamos um grupo muito consciente e mobilizado para as lutas da categoria, nos reunimos e resolvemos questionar com a direção essas ações impostas pelo governo . Nosso discurso era que não queríamos que nenhum professor fosse devolvido e que não concordávamos com a implementação desse programa absurdo, padronizado, precário e disfarçado de moderno, onde o aluno nada aprende, pois se trata de apenas um professor ministrando todas as  disciplinas.

Depois de algumas pesquisas, descobrimos o quão pernicioso é esse Programa Autonomia e que estavam tentando enganar professores e alunos. Visto isso, resolvemos redigir uma Carta à População para conscientizar a todos e principalmente para dizer que esse programa é opcional para o aluno, que a escola tem obrigação de matricular os alunos no ensino regular caso eles optem por isso.

Redigimos a carta e ,com a ajuda do SEPE, imprimimos várias cópias, e apesar da direção da escola tentar nos impedir, distribuímos para a  comunidade escolar, fizemos várias reuniões com os alunos, conscientizando-os . Com isso, conseguimos que nenhum dos alunos optassem pelo tal programa.

Mesmo assim, a direção tentou fazer com que saíssemos da escola, deixando bem claro a retaliação ao nosso grupo.

Procuramos a direção do SEPE mais uma vez, que ,prontamente, se dispôs a nos ajudar, indo até a escola e em uma reunião com a direção e os professores, mostrou que só dependia da boa vontade da direção para que continuássemos na escola, já que em reunião com o Secretário de Educação, ele disse que todos os professores excedentes deveriam ser aproveitados na escola em algum projeto até que se formassem todas as turmas.

Não obtendo sucesso nessa reunião, fomos ,no dia seguinte, juntamente com a direção do SEPE, à Coordenadoria, e tivemos a resposta das diretoras (Sra. Ana Paula e Sra. Ana Maria ) que continuaríamos na escola pois, conseguimos definitivamente impedir a implementação do Programa Autonomia e reabrimos mais 6 turmas de ensino regular na escola.

Após tudo isso, com a nossa disposição para a luta, união,mobilização e com a orientação e apoio da direção do SEPE conseguimos mais transparência no processo de matrícula dos alunos e alocação dos professores e ainda continuamos na escola.

Porém a luta continua!!! Queremos agora mobilizar, também, a comunidade escolar e trazê-los para a luta da categoria em busca de uma escola pública de qualidade.

“ Se correr o bicho pega. Se ficar o bicho come. Mas se unir o bicho  foge.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário.